15 registros encontrados - programa PPGCA 2022
Silva Neto, Arionaldo Paulo da
Teses e Dissertações - Português
Número de chamada: 2022 DIS355.211.2(81) S586p
Publicação: 2022.
Assunto: Serviço militar obrigatório
A regulação das aeronaves remotamente pilotadas : análise da normativa brasileira dos drones
Carmo, Floriano André Gomes do
Teses e Dissertações - Português
Número de chamada: 2022 DIS659.7(81):34 C287r
Publicação: 2022.
Assunto: Aeronave remotamente pilotada
Teses e Dissertações - Português
Número de chamada: 2022 DIS629.73:355.354 A848a
Publicação: 2022.
Assunto: Aeronaves Remotamente Pilotadas
Teses e Dissertações - Português
Número de chamada: 2022 DIS62:355.354(81) M527a
Publicação: 2022.
Assunto: Indústria Aeroespacial - Tecnologia
Teses e Dissertações - Português
Número de chamada: 2022 DIS351.865 M149c
Publicação: 2022.
Assunto: Defesa nacional
Governança Corporativa no COMGAP : um olhar sob a perspectiva do Poder Aeroespacial
Teses e Dissertações - Português
Número de chamada: 2022 DIS327 S586g
Publicação: 2022.
Assunto: Planejamento estratégico
do Poder Nacional. A ela cabe assegurar à sociedade brasileira a... Ver mais
do Poder Nacional. A ela cabe assegurar à sociedade brasileira a soberania do espaço
aéreo e a integração nacional, e, para tal, estrutura-se em segmentos especializados,
cabendo ao Comando-Geral de Apoio (COMGAP) a coordenação das atividades de
suporte logístico de toda a ordem. Para tal, é necessária uma estrutura capilarizada
cuja gestão da sustentação logística permeie e atenda a todas as necessidades
rotineiras da Força, e, ao mesmo tempo, faz-se fundamental a condução de uma
adequada Governança dos processos, de modo a assegurar o alinhamento
estratégico (conformidade) da cadeia de valor logística com os grandes objetivos e
com a Visão de Força estabelecidos no Plano Estratégico Militar da Aeronáutica
(PEMAER), propiciando, ainda, a devida prestação de contas à sociedade. Para tal, o
COMGAP aproveitou o movimento de reestruturação da FAB para remodelar-se e
aperfeiçoar suas rotinas, estabelecendo seu Planejamento Estratégico por meio do
Plano Setorial, o PCA 11-1, periodicamente revisado e atualizado. Assim, vale-se de
metodologias e ferramentas que assegurem, à Alta Cúpula da Logística, condições de
acompanhar a gestão operacional das organizações subordinadas, as quais se
incumbem, de acordo com suas parcelas de responsabilidade, da conformidade no
cumprimento as leis, normas e regulamentos estabelecidos (compliance), de
proporcionar a devida transparência na condução dos projetos e atividades, e de
prestar contas com relação aos resultados obtidos (accountability). Desse modo está
estabelecida, na cadeia logística da Força, uma estrutura atualizada de Governança
que proporciona um olhar estratégico sobre a gestão organizacional. Esta Pesquisa
teve o fulcro de analisar criticamente a contribuição da governança corporativa do
COMGAP para o Poder Aeroespacial, considerando o processo de reestruturação do
Comando da Aeronáutica (COMAER), no período de 2017 a 2019, tratando-se de um
estudo de caso com propósito exploratório-descritivo, valendo-se de fontes literárias
e documentais. Assim, foi possível demonstrar que o COMGAP empregou, em seu
planejamento estratégico e na execução das atividades, ferramentas de governança
corporativa de forma a alinhar-se com os objetivos estratégicos do COMAER.
Teses e Dissertações - Português
Número de chamada: 2022 DIS355.357:356.1 O48i
Publicação: 2022.
Assunto: Brasil. Comando da Aeronáutica
Teses e Dissertações - Português
Número de chamada: 2022 DIS614.39:355.354(81) F383m
Publicação: 2022.
Assunto: Brasil. Comando da Aeronáutica
Teses e Dissertações - Português
Número de chamada: 2022 DIS355.23:296.41 C198j
Publicação: 2022.
Assunto: Ética militar
Teses e Dissertações - Português
Número de chamada: 2022 DIS17.022.1:355.354 L638t
Publicação: 2022.
Assunto: Brasil. Comando da Aeronáutica
Andrade, Tamires Maria Batista
Teses e Dissertações - Português
Número de chamada: 2022 DIS347.823.37 A553o
Publicação: 2022.
Assunto: Operação aérea
Albuquerque, Eliseu Cavalcanti de
Teses e Dissertações - Português
Número de chamada: 2022 DIS341.226 A345i
Publicação: 2022.
Assunto: Navegação aérea - América do Sul - Europa
Poder Aeroespacial : a contribuição da aviação do Exército para o domínio do ar
Pereira, Marcus Vinicius Gomes
Teses e Dissertações - Português
Número de chamada: 2022 DIS356:347.8 M322p
Publicação: 2022.
Assunto: Brasil. Comando da Aeronáutica
MOURA, RODRIGO SILVA CAMPOS DE
Teses e Dissertações - Português
Número de chamada: 2022 DIS347.823.3 M929s
Publicação: 2022.
Assunto: Logística de Manutenção
MAIA, LEONARDO ANDRÉ HABERFELD
Teses e Dissertações - Português
Número de chamada: 2022 DIS 352:351.88 M217e
Publicação: 2022.
Assunto: Sistemas de aeronaves não tripuladas
adequação no âmbito civil dos sistemas de aeronaves não tripulados, em... Ver mais
adequação no âmbito civil dos sistemas de aeronaves não tripulados, em especial as de
pequeno porte, cuja sigla sUAS origina do termo Small Unmanned Aircraft Systems.
Entretanto, a inserção dessa nova tecnologia no espaço aéreo, de forma descoordenada e
desregulada, tem gerado preocupações no segmento aeronáutico em função do risco
apresentado às aeronaves tripuladas. Apesar dos sUAS não se constituírem como parte da
aviação mundial, a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) implementou
uma agenda global para o trato dos assuntos relacionados a esse novo integrante do
segmento aeronáutico, com o objetivo de mitigar os riscos à aviação, estabelecendo uma
proposta de um sistema de gerenciamento dos sUAS, denominado de UAS Traffic
Management (UTM). A proposta da OACI, apesar de se utilizar de um grupo de trabalho
para o desenvolvimento, se assemelha com a proposta da Federal Aviation Administration
(FAA), sendo essa a agência de aviação americana. Nesse contexto, o presente estudo
analisou os aspectos políticos relacionados ao desenvolvimento do UTM no âmbito da
OACI e sua relação com a existência de uma janela de oportunidade tecnológica global,
cujo aproveitamento, ao desenvolver o conhecimento inerente ao UTM, poderia favorecer
o Estado brasileiro nas decisões regulatórias do segmento aeronáutico. Baseada na
metodologia do process tracing e na teoria da interdependência complexa, a presente
pesquisa aborda a evolução da concepção operacional do UTM na FAA e na OACI, sob
um ponto de vista dos aspectos normativos e políticos, com o objetivo de fornecer uma
orientação aos órgãos brasileiros relacionados a essa atividade acerca da janela de
oportunidade existente, cujo aproveitamento fomente a influência brasileira no cenário
internacional da aviação.
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